segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Foi num dia de Inverno...


Fez na terça-feira anos que eu nasci, eu nasci tambem á terça feira, num dia com chuva e vento e frio...Este ano repetiu-se  chuva, vento e frio...Trago-vos o meu bolo de aniversário, que só agora tive oportunidade de publicar, espero que gostem...porque apesar de ser Inverno eu apetecia-me mesmo era um bolo de Verão...

New York Style Cheesecake



Ingredientes

Base

- 2 pacotes de bolacha maria
- manteiga q.b


Creme

- 1100g de queijo creme (eu usei quark)
- 1 1 1/2 cup de açucar
- 3 colheres de farinha
- 4 ovos
- 2 gemas
- 1 colher de aroma de baunilha
- 3 limões pequenos (raspa e sumo)


Cobertura

- 1 embalagem de natas ácidas
 2 colheres de sopa de açucar


Preparação

Triture a bolacha a pó, aos poucos adicione manteiga até ligar. Forre uma forma com papel vegetal e coloque a mistura da bolacha no fundo nos lados. Reserve.

Bata os ovos e as gemas, adicione o açucar e continue a bater. Aos poucos adicione o queijo, o aroma de baunilha, o sumo e a raspa de limão. Por fim adicione a farinha e homogenize. Coloque este creme por cima da base de bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.
Retire do forno e deixe arrefecer, coloque no frigorifico de um dia para o outro.

Prepare a cobertura: bata as natas ácidas com açucar até estarem firmes, coloque por cima do bolo e leve ao forno durante 10 minutos a 180ºC. Deixe arrefecer e leve novamente ao frio até servir.






Tenham uma boa semana :)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Bolo para o dia de Reis

Antes de mais, desejo a todos os leitores do blog um optimo 2013 e que este ano seja mais um ano de receitas e partilhas deliciosas :)

O dia de reis inclui Bolo Rei ou Bolo Rainha, este que aqui vos apresento é uma mistura dos dois, espero que gostem...



Bolo Rei/Rainha

Ingredientes

Massa
- 1,5 kg de farinha sem fermento
- 1 chávena de chá de açucar 
- 1 tigela de sopa de leite morno (para dissolver o fermento)
- 5 ovos
- 125g de manteiga
- 50g de fermento fresco
- 1 pitada de sal

Recheio

- 200g de pinhões
- 200g de nozes picadas
- 200g de amendoas picadas
- 200g de avelãs picadas
- 200g de fruta cristalizada picada (neste bolo não usei)


Preparação

Tradicional -  Num alguidar, deita-se o açucar e um pouco de farinha, á parte bata os ovos com o sal e adicione á mistura anterior, comece a amassar. Aos poucos adicione o leite (onde dissolveu o fermento), alternando com a restante farinha. Por fim adicione a manteiga e continue a amassar até a massa se desprender dos dedos. Deixe a massa levedar de um dia para o outro.
No dia seguinte, com ajuda de um rolo de cozinha,  estique a massa numa superficie enfarinhada e coloque sobre ela as frutas cristalizadas e os frutos secos. Enrrole e junte as pontas, deixe levedar por mais 1 hora. Ao fim desse tempo pincele o bolo com ovo batido e coloque algumas frutas para o decorar. Leve ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC.
Quando o bolo estiver frio pincele-o com geleia de marmelo.

Máquina do pão- Coloque primeiro os ingredientes liquidos e depois os solidos. Quando o programa acabar, com ajuda de um rolo de cozinha,  estique a massa numa superficie enfarinhada e coloque sobre ela as frutas cristalizadas e os frutos secos. Enrrole e junte as pontas, deixe levedar por mais 1 hora. Ao fim desse tempo pincele o bolo com ovo batido e coloque algumas frutas para o decorar. Leve ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC.
Quando o bolo estiver frio pincele-o com geleia de marmelo.

Este bolo foi feito apenas com metade das quantidades indicadas na receita e sem frutas cristalizadas. No fim foi pincelado com geleia de marmelo e decorado com amendoa laminada tostada.



Tenham um feliz dia de Reis e um bom inicio de semana :)